6 de julho de 2011

Garfield

O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo . Os outros personagens principais são Odie, um cão estúpido, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (este teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield).

No cinema Garfield já tem 2 filmes !

No Brasil a pioneira em edição de Garfield foi a Editora Salamandra, com livros a partir do fim da década de 70, suas impressões foram até o final da década de 80, algumas séries como "Garfield em Ação" (que seguia os livros da Ballantine, mas sem ordem cronológica) foram reeditadas ao longo desses anos com novas capas.

No começo da década de 80 as tiras de Garfield (assim como muitos outros personagens famosos) foram também editadas no Brasil pela extinta Cedibra , o primeiro número em formato "Livro de Bolso" (pocket book) e posteriormente em formato de cartilha (republicando os livros da Ballantine similar ao que Salamandra fazia, desta vez traduzindo os títulos). Na década de 90 encontramos algumas raras edições impressas por outras editoras como por exemplo a Abril Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário