8 de janeiro de 2012

Nelly Furtado

Nelly Kim Furtado é uma cantora, compositora e atriz luso-canadiana, filha de emigrantes portugueses, mais propriamente freguesia de Ponta Garça, São Miguel, Açores.

Entre as suas canções mais bem-sucedidas está o seu primeiro single, "I'm Like a Bird" (pelo qual ganhou um Grammy), Say It Right, All Good Things e Give It To Me. Recentemente, lançou o álbum "Mi Plan" em espanhol já contando com um single: "Manos al Aire".
No dia 24 de março de 2010 realizou no Brasil seu menor show: para apenas 5 pessoas, no reality show Big Brother Brasil. Na ocasião, ela estava no Brasil para um conjunto de shows que faria em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, quando foi convidada para cantar no programa.
Conseguiu colocar três singles, "Promiscuous", "Say It Right" e "Give It to Me", no topo da parada americana Billboard Hot 100.
Em 2010 fez uma participação especial na gravação do DVD: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo) ao cantar "Where it Begins" com a estrela brasileira.
Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos da Ilha de São Miguel - nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo - que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o castelhano. Além de ser canadiana, tem também a nacionalidade portuguesa, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal.
Casou-se a 19 de Julho de 2008 com o engenheiro de som Demacio «Demo» Castellon.
Em 2011, quando veio à tona que ela, bem como estrelas como Beyoncé, Usher e Mariah, entre outros, haviam feito shows milionários para membros da família Kadafi, a pressão da opinião pública a fez ser a primeira a declarar oficialmente em seu twitter que fará doação da soma: "Em 2007, recebi um milhão do clã Kadafi para cantar por 45 minutos num show para convidados em um hotel na Itália (...) Vou doar essa soma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário