24 de janeiro de 2012

Erykah Badu

Erica Abi Wright , mais conhecida pelo nome artístico de Erykah Badu , é uma cantora estadunidense de jazz, soul e R&B.

Erykah Badu nasceu no dia 26 de fevereiro de 1972, em Dallas, no Texas, com o nome de Erica Wright. O início da carreira artística foi aos quatro anos, quando ela atuou ao lado da mãe, a atriz Kollen Wright e, três anos depois, compôs a primeira canção no piano do avô. O contato com as culturas Hip Hop e R&B dos anos 1960 e 70, que hoje são as fortes influências da cantora, aconteceu na adolescência.

Na hora de escolher uma faculdade, Erykah optou por teatro, na cidade de Louisiana. Pouco tempo depois, estava de volta ao Texas para se dedicar à carreira de cantora. Mudou seu nome para Erykah Badu e começou a dar aulas de dança e teatro. O primeiro projeto musical foi com o primo Robert "Free" Bradford em 1993, com o grupo Erykah Free. A dupla tinha um repertório que enfocava o Hip Hop e logo estavam tocando pela cidade.
Naquela época Erykah Badu era constantemente comparada a Billie Holiday e Bessie Smith. Ela foi uma das responsáveis pela reinvenção da música soul. Os três anos seguintes foram mais calmos para a cantora, que preferiu dar prioridade ao filho recém-nascido. Durante este período, ela aproveitou para fazer participações especiais em discos de outros músicos, como D'Angelo, Busta Rhymes e o rapper Guru. Com Rhymes, o dueto ganhou até Grammy em 99, pela música "You Got Me".
Em 2000, ela voltou às paradas musicais com a música "Bag Lady", que entrou no disco Mama’s Gun, o segundo em estúdio. Nesta mesma época, Erykah estava nos cinemas, com o filme Regras da Vida, do diretor Lasse Hallstrom. Após mais um tempo longe dos holofotes, lançou em 2003, Worldwide Underground com nova gravadora, a Motown.

Algumas composições do disco já foram testadas nas apresentações na cantora e foram muito bem aceitas pelo público. Entre as participações estão Queen Latifah e Lenny Kravitz. Em 2004 não veremos muito Erykah, já que ela engravidou novamente, mas, nos cinemas, ela estrela o filme "House of D.", de David Duchovny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário