28 de novembro de 2011

Amy Lee

Amy Lynn Hartzler é uma cantora, compositora e pianista dos Estados Unidos, vocalista e fundadora da banda Evanescence.

Filha de John Lee, um DJ e personalidade da televisão e de Sara Cargill. Tem um irmão, Robbie, e duas irmãs, Carrie e Lori. Lee teve uma irmã que morreu em 1987 aos 3 anos de uma doença não identificada. Foi relatado que a música "Hello", do álbum Fallen foi escrita em homenagem a sua falecida irmã, bem como a música "Like You" de The Open Door .

Amy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" de Meat Loaf no piano. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, eles concluíram então que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgiu então o Evanescence que mistura elementos de rock com música clássica, e anos depois isso se tornou o seu grande diferencial.

Numa entrevista dada em outubro de 2008 ao Spin.com, Lee disse que estava a escrever novas canções, possivelmente para o lançamento de um álbum a solo. Citou o folk e música celta como influências e que pretendia voltar às antigas raízes. Não forneceu dados mais detalhados, mas que queria demonstrar que "era mais do que um pónei" e que não eram todas músicas tristes.

Amy diz que as suas influências passam pela música clássica como Mozart, até a artistas atuais como Portishead, Björk, Tori Amos, Danny Elfman, Depeche Mode, Bat for Lashes, MGMT, La Roux, Nine Inch Nails, Radiohead e Plumb .

Lee tem um estilo reconhecível, marcado pelo uso ocasional de maquiagem gótica e gosto por roupas de estilo victoriano. Ela também desenha suas próprias roupas, incluindo as utilizadas no vídeo da música "Going Under", o vestido que ela usou nos Grammy Awards de 2004 e o vestido usado para a capa do The Open Door. Depois de desenhar, escolheu estilista japonês H. Naoto. Muitos fãs apoiam Lee na sua recusa de explorar o seu sex appeal na sua música.

Em 2006, a revista Blender colocou Amy na lista das mulheres mais sensuais no rock, junto com Joan Jett, Courtney Love e Liz Phair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário