3 de agosto de 2011

Bob Esponja

É uma série de televisão americana de desenho animado criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg. A série gira em torno das aventuras do personagem título e seus diversos amigos, que habitam a cidade submarina de Bikini Bottom (Fenda do Biquíni, no Brasil). Sua popularidade motivou o lançamento de uma franquia de mídia, o que contribuiu para firmá-lo como o programa mais visto da Nickelodeon, a propriedade mais difundida da MTV Networks, e entre os programas mais assistidos da Nicktoons .

A base da série foi criada por Hillenburg em 1984, enquanto ele estudava e lecionava biologia marinha no Ocean Institute, em Dana Point, na Califórnia, onde escreveu a história em quadrinhos The Intertidal Zone, estrelada por diversas formas antropomórficas de animais marinhos, muitos dos quais acabariam se transformando nos personagens de SpongeBob SquarePants. Hillenburg abandonou o instituto para se tornar um animador em 1987, e mais tarde frequentou o California Institute of Arts, em 1992, onde produziu como tese seu filme Wormholes. Esta obra fez com que fosse contratado como diretor de animação, roteirista, produtor executivo e artista de storyboard da série Rocko's Modern Life pelo seu criador, Joe Murray. Começou a desenvolver SpongeBob em 1996, e apresentou a ideia para a Nickelodeon em 1998, recebendo autorização para dar início à primeira temporada.

No Brasil, a série, que era exibida originalmente na Nick, passou a ser transmitida também pela Rede Globo pela parceria entre Rede Globo e Nickelodeon.

2 comentários:

  1. super legal esse desenho. faz tempo que não assisto... saudades!
    obrigada pela visita. tambem estou seguindo!
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindona ,
    retribuindo a visita ..
    amei seu cantinho ..

    Linduu ..

    Bjão

    ResponderExcluir