5 de abril de 2011

Ursos de pelúcia

O urso de pelúcia é um brinquedo que se baseia na miniaturização de um urso confeccionado em tecido, mais propriamente pelúcia . É uma das mais populares variantes dos brinquedos de pelúcia.

A origem do nome remonta a uma caçada realizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. Ao se deparar com um urso ferido e encurralado, "Teddy" (o apelido do presidente) recusa-se a matá-lo. Os jornais então publicam caricaturas do Teddy's bear, que mais tarde serviriam de inspiração a Morris Michtom , dono de uma loja de doces, para criação deste famoso brinquedo infantil. Ao lançar sua idéia Michtom colocou sua criação (o ursinho de peluche Teddy) ao lado do desenho que protagonizou os jornais de todo país na época com o ex-presidente Roosevelt se negando a matar a cria de urso, o sucesso foi tão grande que Michtom acabou fechando sua loja de doces e fundou a Toy Company uma das maiores empresas de brinquedo reconhecida mundialmente.

O museu do Urso de Peluche está localizado em Petersfield, Hampshire, na Inglaterra. Foi fundado em 1984.

Os ursos de pelucia sempre serão garantia de venda, já que são uma maneira de demonstração de afeto e fortalecimento de laços emocionais entre quem dá e quem recebe este presente, além de desenvolver um papel sócio-educacional. Podem acompanhar as crianças em qualquer momento do seu dia ou estado de ânimo, por certo, os ursinhos de peluche quase sempre tem expressão facial neutra, por motivo de que assim as crianças possam projetar em seus ursinhos seu estado de ânimo e emoções, imaginando assim que seu urso comparte seus sentimentos. Como para a criança seu urso é como um ser vivo, que está ali e pode escutá-la, desenvolverá a convivência, dando carinho e atenção.

2 comentários: